A equipe Suzuki Endurance Racing Team (SERT) venceu hoje (18) as 24 horas de Bol d’Or, tradicional prova de Endurance realizada no circuito de Paul Ricard. O trio composto por Anthony Delhalle, Vincent Philippe e Etienne Masson assumiu a ponta nas primeiras voltas, posição que ocupou por praticamente toda a corrida.
A pole position foi estabelecida pela Yamaha GMT94, mas o trio David Checa, Niccolò Canepa e Lucas Mahias perdeu a liderança logo na largada para o experiente Gregory Le Blanc, do Team Kawasaki SRC, que liderou as primeiras voltas.
Apesar do bom início, a liderança de Le Blanc (que correu ao lado dos companheiros também franceses, Fabien Foret e Randy De Puniet) não durou muito. Logo a Suzuki GSX-R da equipe SERT tomou a ponta e se estabeleceu na dianteira.
A equipe japonesa não deve praticamente nenhum contratempo sério durante toda a corrida, ao contrário das suas rivais. Uma queda de Canepa ainda nas primeiras horas despencou a GMT94 para as últimas posições enquanto que a Kawasaki SRC também ficou para trás com problemas no eixo traseiro da ZX-10R durante a madrugada.
Ainda assim, a equipe verde conseguiu se recuperar a tempo de terminar a corrida em segundo, nove voltas atrás da Suzuki SERT. O pódio foi completado por outra Kawasaki, da equipe Trick Star Racing que realizou uma corrida muito regular, apesar de terem feito apenas a sua primeira participação nas 24 horas de Bol d’Or.
No final, a GMT94 encerrou a prova apenas na nona posição, 28 voltas atrás dos líderes. Ainda assim, eles foram melhores do que a Yamaha Austrian Racing Team (YART), a equipe oficial da marca dos diapasões. Apesar de estar sempre entre as primeiras posições, o trio composto por Broc Parkes, Josh Hayes e Sheridan Morais precisou abandonar quando o motor da YZF-R1m quebrou.
Por outro lado, as 24 horas de Bol d’Or contaram com a ilustre participação da “Girls Racing Team”, equipe formada apenas por mulheres. Pilotando uma Yamaha R1, o trio Jolanda van Westrenen, Melissa Paris e Muriel Simorre surpreendeu pela regularidade e conseguiu chegar ao final, na 23º posição. Clique aqui para conferir os resultados completos.
A próxima etapa do Mundial de Endurance confirmada acontece apenas em 18 de março de 2017 com as 12 Horas de Portimão, em Portugal. Ainda assim, os organizadores afirmaram que ainda tentarão incluir uma nova prova durante o inverno europeu.