Os organizadores do Mundial de Endurance (EWC) anunciaram hoje (18) que as 24 Horas de Bol d’Or, que deveriam encerrar a temporada 2019-2020 foi cancelada. No entanto, a etapa será substituída pelas 12 Horas de Estoril, em Portugal.
Os motivos para o cancelamento foram o aumento de casos de Covid-19 na França, mais de 3.000 nas últimas horas, o que definitivamente inviabiliza a realização do evento com público, no circuito de Paul Ricard, no litoral francês.
“É uma grande decepção saber que a icônica corrida de Bol d’Or foi cancelada devido à extensão das restrições em França“, disse o presidente da FIM, Jorge Viegas. “Gostaria de agradecer calorosamente ao Circuito Estoril, Promotor Eurosport Events, à Federação Portuguesa pelos esforços envidados na preparação para esta prova num curto espaço de tempo. Um grande obrigado também a todas as equipes, pilotos, dirigentes pela flexibilidade para se adaptarem às mudanças ligadas à actual situação de saúde, no interesse do Campeonato“.
Em melhor situação com o Coronavírus, Portugal transformou-se no refúgio do esporte a motor nos últimos meses. Portimão, que já recebeu o Mundial de Superbike também receberá a F1 e a MotoGP nos próximos meses, enquanto que Estoril terá uma segunda rodada do WorldSBK e agora o Mundial de Endurance.
Este é o segundo cancelamento do Mundial de Endurance em uma semana. Apenas sete dias atrás, a prestigiada 8 Horas de Suzuka também fora cancelada no Japão, não por um aumento no número casos, mas para evitar que aumentem, já que a maioria das equipes e pilotos vem da Europa. A rodada no Estoril acontece em 27 de setembro.