Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Endurance
    • Road Racing
      • Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • História

Joey Dunlop: quem era o piloto que Michael Dunlop superou

Lucas Carioli 5 de junho de 2024

Hoje é um dia histórico para os fãs do Troféu Turista na Ilha de Man. Joey Dunlop, o piloto mais vitorioso do evento teve o seu recorde de 26 vitórias superado por seu sobrinho, Michael Dunlop. Conheça sua história aqui.

Segundo de sete filhos de um mecânico de automóveis, Joey Dunlop cresceu em Ballymoney, na Irlanda do Norte, o berço das corridas de estrada. Inicialmente pensou em uma carreira militar, mas quando, aos dezesseis anos, comprou sua primeira motocicleta, sua vida mudou.

Os empregos que conseguiu como motorista de caminhão, montador de aço, carpinteiro e até dono de pub tinham como único objetivo financiar o seu interesse pelo motociclismo. Com um talento inexplicável, chegou ao Troféu Turista da Ilha de Man em 1976, último ano em que a corrida sediou uma etapa do Campeonato Mundial antes de ser banida pela FIM por razões de segurança.



Em 1977, Dunlop já subiu ao pódio na classe principal, Senior TT ao terminar em quarto lugar, a menos de 4 minutos do lendário Phil Read. A primeira vitória também veio esse ano, na “Jubilee TT”, categoria de 1.000cc que só foi disputada naquela temporada por causa do jubileu de prata da Rainha Elizabeth II.

A próxima vitória não aconteceria antes de 1980 no Classic TT, mas nesse meio tempo vieram as primeiras conquistas no Ulster Grand Prix e North West 200, duas provas de grande renome na Irlanda do Norte. Mas a partir de 1984, a presença de Dunlop no pódio seria constante.

Supersticioso, Dunlop corria sempre com uma camiseta vermelha e um capacete amarelo.

As corridas de estrada também tinham um campeonato, o chamado “Formula One TT World Champion”, onde Dunlop foi terceiro em 1981 e primeiro em todos os anos entre 1982 e 1986, além de segundo entre 1987 e 1989. Talvez seu ano mais bem sucedido no Troféu Turista tenha sido 1988, quando venceu as classes Junior TT, Fórmula 1 TT e Senior TT. Mas então, houve um acidente.

Em 24 de março de 1989, Dunlop se envolveu em um acidente em Brands Hatch com Stephane Mertens. O britânico teve uma perna quebrada, costelas fraturadas e pulso quebrado. Aos 38 anos, muita gente já pensava que a carreira de Dunlop estava terminada. Após uma longa recuperação, ele retornou ao TT em 1992 e igualou as 14 vitórias de Mike Hailwood, um marco na carreira de todo piloto.



No ano seguinte, Dunlop repetiu a dose e alcançou o recorde isolado de 15 vitórias na ilha. Dali em diante, seus triunfos foram de dois a dois: Ultra-Lightweight e JuniorTT em 1994, Lightweight e novamente SeniorTT em 1995. No final do milênio, as estatísticas de Dunlop eram impressionantes: 23 vitórias na Ilha de Man, além de outras 24 no Ulster Grand Prix e outras 13 no North West e 200.

Seu segundo acidente grave aconteceu na Tandragee 100 de 1998, onde perdeu a ponta do dedo da mão esquerda, teve uma pélvis rachada, uma clavícula quebrada e um osso fraturado na mão direita. Não por acaso, 1999 foi um raro ano em que não conquistou nenhuma vitória no TT.

Dunlop na Ilha de Man em 2000, o seu último ano.

Então chegou o fatídico ano 2000. Depois de mais três vitórias incontestáveis na Ilha de Man (Formula One, Lightweight e Ultra-Lightweight elevando suas estatísticas para 26 triunfos), Dunlop foi disputar uma corrida em Tallinn, na Estônia.

Dunlop estava na liderança de uma corrida de 125cc (ele já havia vencido as provas de 750cc e 600cc) no circuito de Pirita-Kose-Kloostrimetsa, quando perdeu o controle na pista molhada e foi de encontro às arvores. A morte foi instantânea.



Para se ter uma ideia de sua importância, a televisão norte-irlandesa transmitiu a cobertura ao vivo de seu funeral. Ministros do governo de Londres, Belfast e Dublin estavam presentes. Cerca de cinquenta mil pessoas, incluindo motociclistas de todas as partes da Grã-Bretanha e do mundo assistiram à procissão rumo ao cemitério.

Um memorial foi erguido em sua cidade natal, Ballymoney. Uma pedra também foi instalada no local do acidente em Tallinn. Mas a homenagem mais marcante está na Ilha de Man: Montado em uma Honda, a estátua de Dunlop parece observar os pilotos que passam pela Snaefell Mountain.

Além de todas as suas qualidades como piloto, Dunlop também era admirado por sua personalidade. Tímido, era conhecido por ser totalmente desinteressado por qualquer tipo de fama, evitando voos de primeira classe e hotéis cinco estrelas. Em Tallinn, tinha um quarto de hotel exclusivo, mas geralmente preferia dormir em sua van, ao lado das motos.

Além de tudo, Dunlop era um filantropo doando uma grande quantidade de alimentos, roupas, brinquedos e fraldas à orfanatos na Albânia, Romênia e Bósnia, países na Europa Oriental que eram perigosos de se estar nos anos 1990 e que visitava sozinho, sem qualquer tipo de publicidade.



Dunlop, deixou a esposa, três filhas e dois filhos. Mas o seu legado continuou através de sua família. O irmão Robert competiu até seu próprio acidente fatal nos treinos para o North West 200 de 2008. Dez anos depois, foi a vez de seu sobrinho, William encontrar-se com a morte na Skerries 100.

Seu outro sobrinho, Michael Dunlop, tinha apenas 11 anos quando Joey faleceu. Mas isso não o impediu de seguir os passos do tio. Correndo profissionalmente desde 2007, ele começou a acumular vitórias nos últimos anos e hoje, 5 de junho de 2024 conseguiu a 27ª. Certamente, de onde quer que esteja, Joey Dunlop está sorrindo orgulhoso.

Continue Reading

Previous: Senna e as motos
Next: MotoGP no Brasil: resumo de todas as edições (1987-2004)

Leia também

Seis pilotos do WorldSBK que tentaram a sorte na MotoGP
  • História

Seis pilotos do WorldSBK que tentaram a sorte na MotoGP

30 de maio de 2025
O Troféu Turista na Ilha de Man vai começar: conheça a corrida mais perigosa do mundo
  • História

O Troféu Turista na Ilha de Man vai começar: conheça a corrida mais perigosa do mundo

27 de maio de 2025
Há 20 anos Barros vencia pela última vez na MotoGP
  • História

Há 20 anos Barros vencia pela última vez na MotoGP

17 de abril de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.