Takaaki Nakagami conquistou hoje (16) a pole position para o Grande Prêmio da Alemanha de Moto2, no circuito de Sachsenring. O japonês surpreendeu ao roubar a primeira posição, que parecia garantida à Johann Zarco, nos segundos finais. O francês ficou em segundo e Alex Rins completa a primeira fila.
A sessão classificatória da Moto2 começou logo após a MotoGP, com Rins fazendo a melhor volta em 1min24s641. Empolgado com a vitória na última etapa em Assen, Nakagami rapidamente se estabeleceu em segundo, apenas 127 milésimos atrás. Simone Corsi ocupava a terceira posição.
Como quase sempre acontece, Zarco foi progredindo aos poucos. O atual campeão da categoria vinha em sexto, dois décimos atrás, mas após várias voltas de acertos e tentativas evoluiu para terceiro e depois para primeiro, com o tempo de 1min24s514, tomando a liderança de Rins.
Nakagami seguiu Zarco e com um tempo apenas 64 milésimos superior também conseguiu rebaixar Rins para o terceiro lugar. Sam Lowes, por outro lado, tinha problemas caindo na curva 3. Isso atrapalhou o ritmo do britânico, que ocupava apenas a 15º posição.
Lowes se apressou em voltar à pista e se esforçava muito, mas não conseguia passar do 11º lugar. Rins também não ainda não havia desistido e, com pouco mais de dez minutos para o final, o espanhol estava novamente tentando recuperar a liderança, agora nas mãos de Zarco.
Nakagami também ainda tinha reservas. Quando a bandeirada estava sendo agitada, o japonês causou surpresa geral ao cravar o tempo de 1min24s274, o suficiente para roubar a pole position de Zarco, por 0s240 milésimos.
Essa foi a quarta pole position da carreira de Nakagami na Moto2 e a primeira na temporada 2016. Zarco ficou em segundo com Rins em terceiro. Corsi garantiu a quarta posição, à frente de Franco Morbidelli, outro que evoluiu muito nas últimas voltas e ficou em quinto. Sandro Cortese fechou a segunda fila em sexto.
Lorenzo Baldassari também apresentou um desempenho bastante consistente e assegurou a sétima posição à frente de Alex Márquez, Marcel Schrotter e Lowes, que apesar dos esforços não foi além da 10º posição. Confira aqui o grid de largada completo.