Muita gente tem moto pela economia que ela proporciona e mesmo assim ainda não está satisfeita com os resultados obtidos. Aqui estão dez dicas de como suavizar ainda mais o seu consumo de combustível.
10 – Mantenha o seu bebê em dia
Motocicletas (e qualquer veículo à combustão) funcionam melhor quando estão com a sua manutenção em dia, ou seja, óleo do motor novo, filtro de ar limpo, velas de ignição frescas e válvulas corretamente ajustadas.
Qualquer descaso nesses principais itens fará o motor de sua moto rodar de forma mais “pesada”, necessitando de mais força para compensar. Assim como ficamos mais cansados quando realizamos um esforço extra, elas irão gastar mais combustível no processo.
09 – Não deixe a pressão cair
A mesma lógica pode ser aplicada aos pneus. Lembra-se do trabalhão que dá ao rodar com uma bicicleta de pneus murchos? O motor acha a mesma coisa e irá responder como nós: ficando com sede na metade do tempo.
Além de economizar combustível, pneus corretamente calibrados gastam mais lentamente, além de melhorar a ciclística da motocicleta. A pressão correta pode ser conferida em um adesivo que normalmente é colado na própria motocicleta ou no manual.
08 – Não espere tanto tempo até o motor esquentar
A menos que você possua um modelo raro das décadas passadas, já podemos considerar desnecessário esperar um longo período até que o motor se aqueça. Apenas dois ou três minutos, já é suficiente para que o óleo atinja todas as partes necessárias.
A maioria das motocicletas atuais já está pronta para rodar instantaneamente. É muito mais útil começar a rodar com moderação, o que faz com que a temperatura operacional seja atingida mais rapidamente, aumentando a eficiência da combustão e melhorando a economia de combustível.
07 – Suavize seu modo de pilotagem
Acelerações alucinantes e freadas bruscas podem fazer você se sentir um verdadeiro Valentino Rossi, mas em termos práticos só significa uma coisa: consumo excessivo de combustível, de pneus e freios. Afinal, o que poderia ser diferente quando você abre mais as borboletas do acelerador e morde os discos com maior força?
Tente uma pilotagem com acelerações e freadas mais suaves, principalmente no trânsito urbano, o mais severo de todos para a motocicleta. Essa forma de pilotagem não apenas permite uma maior autonomia, como também proporciona passeios mais tranquilos e potencialmente mais agradáveis.
06 – Mantenha velocidades de cruzeiro mais baixas
A mesma lógica pode ser aplicada aqui, só que nas estradas. Colocar a motocicleta em seu pico de performance, seja em uma 125cc a 120 km/h ou em uma 1000cc a 299 km/h, certamente fará o consumo de combustível subir na mesma proporção.
É reconhecido por todos os especialistas em segurança rodoviária que a velocidade média de 80 km/h é, de longe a mais econômica de todas. A 120 km/h a resistência ao vendo é o dobro maior. Ok, se isso for enfadonho demais para você, tente ficar em um meio termo. Faça o teste e se surpreenda.
05 – Use e abuse do piloto automático
Para muitas pessoas, parece muito difícil manter uma velocidade constante na estrada. Já reparou que muitos aceleram e desaceleram repentinamente? Pois constância é uma palavra chave em termos de economizar combustível e facilitar o cálculo de uma boa média.
Em viagens longas pode ser difícil manter velocidades constantes após algumas horas segurando o acelerador na mesma posição. O cruise control fará um trabalho melhor do que qualquer ser humano ao analisar a quantidade exata de combustível gasto para movimentar-se na estrada.
04 – Mantenha sua motocicleta o mais leve possível
Aqui, novamente a lógica da vida: por que uma pessoa magra sobe uma ladeira com maior facilidade do que uma gorda? Porque ela faz menos esforço físico. O mesmo acontece com o motor da motocicleta quando esta carregando excesso de peso.
A menos que você esteja em viagem, tente eliminar todos os badulaques pendurados na moto. Se utilizar alforjes ou malas, retire-os. Acessórios podem acrescentar até 10 quilos de peso extras (e nesse momento desnecessários) a uma motocicleta.
03 – Pense aerodinamicamente
A aerodinâmica pode ser definida como o estudo do movimento do ar e a forma como ele se comporta através de um veículo. Isso está muito associado à velocidade e as competições, mas um modelo aerodinamicamente correto também ajuda na economia de combustível.
Mesmo que sua moto não tenha sido projetada para cortar o vento, tente pilotar de uma forma mais “compacta” atrás do guidão (se tiver para-brisa melhor ainda). Proporcionar com que o ar cruze com você com maior facilidade te leva mais longe gastando menos.
02 – Fique no asfalto
A pilotagem fora da estrada e a sensação que se tem ao percorrer estradas de terra sentido o cheiro da natureza é única. Mas se o objetivo é economizar combustível, não pense duas vezes. Mantenha-se nas rodovias asfaltadas sempre que possível.
Pavimentos que se movem, como terra, areia, cascalho e brita só farão você acelerar mais enquanto que a locomoção real ficará abaixo do esperado, de um ponto de vista eficiente. Lembre-se também que uma motocicleta com pneus off-road não tem a mesma economia de combustível.
01 – Utilize combustível de boa qualidade
Essa é uma questão difícil, já que nunca se sabe exatamente a qualidade e a procedência da gasolina que estamos botando no tanque de combustível. Ok, os postos devem ter a etiqueta informativa, mas quem realmente fica analisando isso a cada parada?
Ainda assim, dê preferência a postos com bandeira conhecida e onde você conheça a precedência da refinaria. Um bom combustível fará suas velas de ignição queimarem de forma correta, ou seja, sem impurezas. Essa boa queima se refletirá no comportamento do motor, que funcionará de modo mais suave, com menos esforço e, consequentemente, gastando menos. Vamos rodar!